Você está em:
Home > Alunos > Programa Líderes de Mercado > Banco de Líderes > Dicas de RH
Como vencer o terror das entrevistas

Antes de mais nada, conheça a empresa


Faça uma lição de casa! Toda e qualquer informação que você obtiver sobre a empresa será muito válida. O entrevistador irá apreciar o candidato que se mostrar informado e demonstrar interesse em saber sobre os negócios, as atividades, o mercado, a missão e a cultura da empresa.
Várias empresas divulgam suas atividades por meio dos seus sites.Você poderá fazer contato com pessoas que já trabalham na empresa, amigos e conhecidos. Informação nunca é demais!
Manter-se um leitor constante de jornais e revistas é uma das melhores formas de acompanhar o andamento do mercado e obter informações de diversas empresas.

Durante a entrevista não fique ansioso!

Não há porque temer uma entrevista, ao contrário, pense que pode ser uma oportunidade de você mostrar, para o entrevistador, suas qualidades e tudo o que você tem de bom. Acredite, a pessoa que o está entrevistando poderá ser um grande aliado, se você quebrar a barreira do medo!
Reconheça que todo encontro é emocional. Não existe o chamado encontro impessoal de almas. Há sempre um intercâmbio entre consciências, uma troca de sentimentos, entre as pessoas que conversam. Mas para que haja troca verdadeira, temos que baixar nossas defesas. A entrevista bem sucedida é sempre mais parecida com uma conversa agradável do que com um interrogatório.
Adote postura de positivismo! Mantenha a calma, pense que você já é uma pessoa especial para o entrevistador, porque já passou na primeira fase do recrutamento, que foi a análise do currículo. Então mais um motivo para aumentar sua autoconfiança!

Preste atenção, os detalhes fazem a diferença

¨Na hora da entrevista, chegue sempre no horário marcado, sabendo com quem vai falar;
¨Esteja com a aparência impecável;
¨Respire fundo e responda as perguntas devagar, sem se apressar;
¨Durante a entrevista, preste atenção para não falar em demasia, ignorar perguntas, mudar de assunto de repente e desviar o olhar do entrevistador por muito tempo;
¨Muitas entrevistas são grandes testes. Se o entrevistador disparar observações sarcásticas, ou agressivas, a melhor saída é o jogo de cintura;
¨Não falte com a verdade em momento algum. Você pode até deixar de mencionar algumas condições de sua vida profissional, mas, se for perguntado, fale sem medo;
¨Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial, disponibilidade para viagens e limitações de horário;
¨Em hipótese alguma fale mal de antigos chefes e de empresas;
¨Evite assuntos polêmicos como política, futebol e religião;
¨Sempre que possível, evite respostas como “sim” ou “não” e desenvolva um raciocínio completo tornando as respostas mais interessantes.

Perguntas mais freqüentes numa entrevista

Responda sempre do ponto de vista das empresas. Elas querem contratar executivos que se adaptem à sua filosofia. Eliminarão quem discordar das suas políticas e práticas. Mostre entusiasmo. Deixe claro que você procura desafio e desenvolvimento no trabalho sempre.
Procure vender a sua imagem. Não se resuma a respostas lacônicas, seja comunicativo e vibrante.

Algumas perguntas acontecem em todas as entrevistas.
Pense nas respostas:Por que você está deixando (ou deixou) seu emprego?

-Se está empregado, e procurando outra colocação, diga que está buscando melhor oportunidade e progresso.
-Se foi ou está sendo demitido, não adianta esconder. Neste caso mencione que a demissão foi causada por corte de custos e que o desligamento não de deveu a mau desempenho de sua parte. Agora se a demissão foi resultado de uma atitude infeliz, mencione brevemente que cometeu um erro, mas que aprendeu e não deixará que isso se repita.

Quanto você quer ganhar?

-Quando você está empregado, e a entrevista resulta de uma proposta de emprego que você recebeu, você tem alto poder de barganha e pode argumentar que está ganhando bem e que só se interessa em mudar, caso haja uma compensação financeira adequada.
-Quando você está desempregado, a situação é outra. A sua resposta deve mostrar – e até enfatizar – que você é flexível e aceita estudar ofertas.

Quais são seus objetivos de longo prazo?

-Restrinja-se ao futuro profissional. Não fale jamais de sua vida pessoal. Não é isso o que está sendo implicitamente solicitado.

Qual é o seu ponto fraco?

-Nunca mencione algo muito negativo.

De quanto tempo necessita para trazer contribuições para a empresa?

-Desde o primeiro dia, e cada dia mais.
O que seus subordinados pensam de você?
-Competente, sou admirado e respeitado.

Primeira impressão

Prepare-se, em corpo e espírito para a entrevista. Sem dúvida você deve confiar em si mesmo e em sua competência, mas a impressão que você causar na primeira entrevista é muito importante. Pessoas vagarosas não conquistam empregadores. Mostre energia, motivação e disposição para trabalhar. Não deixe dúvidas sobre sua dedicação, o executivo que veste a camisa da empresa e se dedica totalmente é peça fundamental em qualquer organização.

Discrição é a palavra chave

Numa entrevista, você deve ser você mesmo, autêntico e real. Portanto, não há como ensaiar para ser você mesmo. Mas alguns sinais negativos que inadvertidamente você poderá estar passando pelos gestos para o entrevistador podem ser evitados. Pense nisso. Primeiro, o corpo não sabe mentir – portanto, a mensagem do corpo enfatiza ou desmente o que você diz em palavras e pode colocá-lo em situação incômoda.
¨Se estiver tenso ou inseguro durante a entrevista, possivelmente apresentará uma postura rígida, ombros voltados para frente, olhos bem abertos.
¨Se sentir-se confiante, estará ligeiramente inclinado para frente como um ouvinte interessado.
¨Se for arrogante, tenderá a apoiar as costas na cadeira, mantendo distância do entrevistador.
¨Se persuasivo, possivelmente utilizará gestos lentos e largos, voz ressonante e manterá a cabeça no mesmo nível que o entrevistador, com uma respiração leve e regular.

Até a roupa conta na hora de procurar emprego!

A pessoa de sucesso é reconhecida de longe. O andar, o olhar, as maneiras e os gestos, dizem muito. E a roupa?!
As empresas são entidades conservadoras em sua maioria. As pesquisas demonstram com clareza que as preferências, em se tratando de aparência pessoal, não só para candidatos a empregos, mas para executivos já contratados, tendem ao tradicional.
A roupa é um elemento social, que pode dar muitas informações para um selecionador. A maneira como uma pessoa se veste pode mostrar, num relance, se tem respeito para consigo mesma ou é desleixada; se tem disciplina ou é desorganizada; tende à sociabilidade ou à introversão; se é dinâmica, moderna ou até narcisista. Segundo as pesquisas, a maioria dos entrevistadores, tanto homens quanto mulheres, preferem candidatos vestidos formalmente, como um tailleur para a mulher e um terno azul marinho, preto ou cinza, para o homem.

Cuidado Com...

Para mulheres:

¨Com perfumes, maquiagem, jóias ou bijuterias em excesso;
¨Roupas muito justas, decotadas e transparentes;
¨Unhas longas ou pintadas com esmaltes de cores muito fortes;
¨Cabelos longos não são a preferência na pesquisa feita com entrevistadores;

Para homens:

¨Sapatos em mal estado, surrados ou sujos;
¨O nó da gravata mal feito. Uma gravata mal colocada pode estragar a sua aparência;
¨Mangas curtas, executivos nunca usam mangas curtas, mesmo no verão;
¨Perfumes fortes são feitos para festas e recepções;
¨Meias não têm sentido combiná-las com a cor da camisa, tampouco com a cor da gravata; devem combinar com a cor do sapato ou da calça;

Se você tiver dúvidas... pense que a discrição, elegância e higiene nunca são demais!

Fontes de pesquisa: globo.com / msn.com


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir