Você está em:
Home>Notícias

Zootecnista: uma carreira que exige habilidade com os animais

Você sabe o que faz um zootecnista? A carreira foi regulamentada em 1968, e tem como princípios garantir o bem-estar dos animais, a segurança alimentar e o melhoramento das raças.

Este profissional é uma espécie de “nutricionista” do reino animal. Ele cuida da alimentação de animais que vão desde os pets, como os cachorros e gatos, até animais de maior porte, como o cavalo, além de animais silvestres. “A atuação do zootecnista pode começar em uma fazenda, e ir até o produto final, na casa do consumidor. Temos como exemplo, um ovo. O profissional está envolvido com a nutrição da galinha, com a genética, para conseguir ovos de qualidade - incluindo o transporte e manuseio até o destino final”, explica o coordenador do curso de Zootecnia da UPIS, Guilherme Carvalho.

Os profissionais dessa área também são fundamentais na criação dos chamados “bois verdes”, pois desenvolvem os pastos. “Esses bois se alimentam exclusivamente do capim. Portanto, não consomem produtos industrializados nem aditivos. Na faculdade, uma das matérias do curso é ‘Fertilidade do Solo’, onde os alunos aprendem como se produz um capim de qualidade”, diz o coordenador. Ele ressalta que os animais bem alimentados produzem alimentos mais saudáveis, como leite, ovos e carne.

Outro fator de destaque, diz Guilherme, é que a zootecnia é uma engenharia, pois além de cuidar da alimentação adequada, os profissionais do ramo trabalham para manejar melhor os animais no planejamento de construções rurais. “Fazemos com que o animal tenha mais qualidade de vida.” Explica.

Com duração média de quatro anos, o curso superior exige do aspirante a profissional força de vontade, espírito empreendedor, boa capacidade de relacionamento e de comunicação, dinamismo e habilidade com os animais. Para adequar-se às demandas da área, o aluno da UPIS conta com disciplinas como agronegócio, bovinocultura de corte e de leite, comportamento e bem-estar animal, bubalinocultura (criação de búfalos), reprodução de cães e gatos e desenvolvimento sustentável.

O curso de Zootecnia da UPIS recebeu nota 4 no último Enade, ficando entre as melhores do cento-oeste.

 

 

16/11/2012

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir