Você está em:
Home>Notícias

UPIS REALIZA SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA DE 28 A 31 DE MAIO

Encontro reúne especialistas para debater a contribuição da geografia nos 20 anos pós Rio 92


No período de 28 a 31 de maio, a UPIS promoverá a Semana Acadêmica de Geografia. O tema geral deste ano é “a contribuição da geografia nos 20 anos pós Rio 92” e as incógnitas da Rio + 20, conferência esta que será realizada em junho próximo.

Os especialistas debaterão os avanços e retrocessos das propostas sobre a sustentabilidade do Planeta nesses 20 anos, bem como o papel da sociedade na construção de um mundo melhor para as futuras gerações em termo de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Diante do cenário atual, em que as economias das nações desenvolvidas estão passando por crises profundas, nações que há menos de 20 anos se encontravam em situação econômica desconfortável, estão se projetando como prováveis potências econômicas nesse século XXI.

O evento apresenta-se como oportunidade para docentes e alunos refletirem sobre o papel e o compromisso das nações em repensar essa globalização que depreda o capital natural em ritmo acelerado, para atender aos ditames da industrialização moderna e aos interesses de grupos financeiros internacionais.

No hiato entre a Rio 92 e a Rio + 20, poucas conquistas se concretizaram diante da rica agenda discutida naquele fórum, com exceção do Brasil, que vem incrementando importantes instrumentos legais para promover o desenvolvimento sustentável em todos os setores da sociedade. Mas ainda há muito o que fazer, pois milhões de brasileiros permanecem na linha da pobreza.

No evento, serão feitas duas homenagens: a primeira, póstuma, ao professor geógrafo Aziz Ab'Saber, que dedicou sua vida à ciência geográfica e deu grande contribuição à geografia física; a segunda, ao dia do Geógrafo, que se comemora no dia 29 de maio.


Programação

Dia 28/5/12
Tema: A importância de Aziz Ab’Saber para a Geografia Física
Palestrante: Francis Priscilla Vargas Hager

O pesquisador Aziz Nacib Ab'Saber foi um dos maiores especialistas brasileiros em geografia física e nesta destacou-se em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas. Faleceu neste ano aos 87 anos, deixando um lastro de obras geográficas de grande valor para a sociedade. Seu legado é inegável. Suas críticas geram discussões: a favor e contra. Suas pesquisam regem os estudos atuais. Nesse contexto, a palestra pretende promover uma viagem ao maravilhoso mundo da geografia física desse grande professor.

Tema: O papel da Cartografia para o planejamento Ambiental
Palestrante: Antônio Cajado de Lima

Todo planejamento exige o uso de tecnologias para o processamento de informações. Por muito tempo, alguns instrumentos, tais como o astrolábio e a bússola, fizeram-se presentes nas conquistas de navegadores que cruzavam os oceanos em busca de tesouros e especiarias nos diversos “cantos do mundo”. Não tinham total precisão, mas ofereciam-lhes as condições mínimas para que chegassem ao seu destino. Hoje, com utilização de satélites, a precisão e a rapidez para processar informações são extremamente rápidas, aspectos esses de importância ímpar para o planejamento do Estado. Com a aceleração das atividades humanas, a cartografia moderna é indispensável na consecução de quaisquer objetivos. Fornece em menor tempo e com segurança, dados cartográficos para que o Estado planeje e implemente melhorias para as populações. O professor Cajado apresentará as tecnologias mais modernas nesse sentido.

Dia 29/5/12
Homenagem ao Dia do Geógrafo
Palavras do Professor Sebastião Fontenele França, Chefe do Departamento de Geografia da UPIS
Tema: A contribuição da Geografia nos 20 anos pós Rio 92
Palestrante: João Mendes da Rocha Neto

A Geografia, como ciência, é jovem, mas é rica em conteúdo. Seu objeto é congruente com as atividades humanas. Nada passa imperceptível aos olhares geográficos. Dessa forma, o aspecto temporal é terreno fértil para o estudo do comportamento da sociedade na sua amplitude. É o objetivo da palestra do professor João Mendes, que mostrará ao público os avanços e retrocessos das políticas públicas brasileiras no campo do desenvolvimento sustentável nesses 20 anos decorridos da Rio 92.

Dia 30/5/12
Tema: Mobilidade urbana sustentável
Palestrante: Maria Rosa Abreu

Com o crescimento urbano nacional, a mobilidade social cresce em ritmo acelerado e as demandas por transportes, moradias, redes hospitalares e emprego são os gargalos mais significativos que preocupam os governantes. Nesse contexto, os transportes merecem destaque no evento, uma vez que a sociedade gasta tempo precioso nas idas e vindas em suas labutas diárias e utilizam veículos automotores que contribuem para a poluição do meio ambiente. A professora Maria Rosa é especialista em educação da UnB e desenvolve pesquisa sobre Mobilidade Urbana.

Dia 31/5/12
Tema: 1º Passeio ciclístico sustentável da UPIS
Responsabilidade: Departamento de Geografia
Integrantes da UPIS e público externo realizarão o 1º passeio ciclístico sustentável da UPIS. O objetivo principal é criar o hábito do uso da bicicleta nos deslocamentos urbanos e chamar a atenção das autoridades para a urgente implementação de ciclovias e campanhas educativas no sentido de reduzir o número de veículos nas avenidas do Distrito Federal.

A saída será na sede da UPIS, Campus I, na SEPS 712/912, no estacionamento externo. Bloco B, 3º andar – Brasília/DF
Horário: 19h30 às 22h45.

Será sorteada uma bicicleta entre os participantes.


Apoio:





Serviço:
Semana Acadêmica de Geografia – Faculdade Integradas da UPIS
Tema Central: a contribuição da geografia nos 20 anos pós Rio 92” e as incógnitas da Rio + 20
Data: 28 a 31 de maio.
Local: Campus I da UPIS, Auditório General Uchoa / SEPS 712/912,
Bloco B, 3º andar – Brasília/DF
Horário: 19h30 às 22h45
Entrada Gratuita
Informações e inscrições: Pelo telefone 3445-6767 / 6712 ou e-mail: geografia@upis.br




15/05/2012

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir