Você está em:
Home>Notícias

Profissão de Turismólogo é reconhecida no Brasil

Profissão de Turismólogo é reconhecida no Brasil


Foi publicada no dia 19 de janeiro, no Diário Oficial, a portaria que reconhece a profissão de turismólogo no Brasil e disciplina seu exercício. A Lei 12.591 atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”.

Segundo a professora Magali Michels, coordenadora do curso de Turismo da UPIS, agora o turismo deixa de ser formação e passa a ser profissão, alcançando o status de outras carreiras. “Com isso, as empresas terão que contratar profissionais registrados e o mercado passará a absorver um maior número de graduados na área”, explica. Entre as vantagens do reconhecimento apontadas pela professora e demais profissionais do setor, estão a possibilidade de se buscar melhorias no currículo do curso, junto ao Ministério da Educação; de realizar concursos públicos voltados à carreira específica; de alinhar políticas públicas voltadas ao setor de turismo.

A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras.

Para mais informações sobre o conteúdo da Lei, clique aqui.



03/02/2012

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir