Você está em:
Home>Notícias

Professor da UPIS apresenta trabalho em Congresso Internacional de Economia Rural

Ronaldo Silva teve seu trabalho sobre os custos do mercado de futuros brasileiro publicado nos anais do evento


O Mestre e professor do Departamento de Ciências Contábeis da UPIS, Ronaldo Silva, representou Brasília no 3º Congresso de Economia Rural realizado na cidade de Valdívia, no Chile, nos dias 9 a 11 de novembro. O evento contou com a participação de mais de 170 educadores, alunos de mestrado e doutorado e pesquisadores das áreas de administração, contabilidade, economia e sociologia rural. Os congressistas eram originários principalmente do Chile e da Argentina, mas também havia brasileiros, colombianos, haitianos e uruguaios, além de palestrantes norte-americanos e europeus.

Graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Controladoria e Mestrado em Agronegócios, o professor conta que a sua participação contribui para o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis da UPIS como um dos mais conceituados da capital federal. “Como docente, considero relevante participar de encontros que tratam de temas contemporâneos sob diferentes matizes. Esse intercâmbio de conhecimento realizado com pesquisadores de inúmeros países e diferentes linhas de pensamento é um dos pontos fundamentais para a construção do saber”, explica Ronaldo.

O artigo apresentado pelo professor trata dos custos do mercado de futuros brasileiro, operado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F), avaliando a viabilidade dos produtores rurais utilizarem esse mecanismo como defesa dos preços de seus produtos e confrontando esses custos com os de realizar a proteção de preços através da venda antecipada da safra aos grandes compradores (tradings). “Acredito que a importância desse estudo está em mostrar a pesquisadores de outros países da América Latina uma visão da relação entre produtores rurais e grandes compradores que talvez seja mais desenvolvida no nosso país do que nos demais. Isso pode contribuir para o desenvolvimento futuro dessas nações”, conclui Ronaldo.

 

02/12/2011

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir