Você está em:
Home>Notícias

Núcleo de Prática Jurídica: formação humanística, técnica e prática

NPJ conta com todo o aparato necessário para a realização do estágio de maneira adequada e completa


O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), vinculado ao curso de Direito da UPIS, é o órgão responsável por promover e coordenar as atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado, na forma de prática jurídica da faculdade. Suas ações são desenvolvidas, em caráter obrigatório, a partir do 7º semestre, momento no qual o acadêmico tem a oportunidade de aliar os conhecimentos técnicos já adquiridos aos princípios essenciais da cidadania, do respeito ao próximo, da ética e da responsabilidade profissional.

O NPJ propicia o contato do estudante com a realidade jurídico-profissional, pois é, antes de tudo, um núcleo de aprendizagem. “Somos um laboratório de formação de profissionais aptos e competentes a atuarem no mercado de trabalho. Porém o que nos distingue é que, além de consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, convidamos nossos alunos a prestar assistência jurídica gratuita à comunidade carente”, explica Marilene Polastro, coordenadora do NPJ da UPIS.

O Núcleo conta com salas de atendimento individual e o aparato necessário para a realização do estágio, com a orientação de professores especializados em diversas áreas do Direito.

Entre os diversos serviços prestados pelo Núcleo de Prática Jurídica da UPIS, destaca-se o Projeto NAVV – Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência, atualmente com três frentes de atendimento.

- Adolescentro: esta parceria atende projeto do GDF, que dá assistência a crianças e adolescentes vítimas de violências, inclusive sexual, por meio de equipe multidisciplinar, agora apoiada juridicamente pela UPIS.
- Projeto Violeta: o projeto se desenvolve dentro do Hospital Regional da Asa Sul – HRAS, acolhendo as pessoas vítimas de violência que dão entrada no hospital. A UPIS agora atua na assistência jurídica de tais pessoas, sempre que não podem arcar com as despesas processuais.
- Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar: parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT, com atendimentos realizados semanalmente em Sobradinho, Paranoá, São Sebastião e Santa Maria. “Este projeto demonstra o prestigio da UPIS e coloca a sigla do Ministério Público ao lado da nossa, fortalecendo nossa responsabilidade social e demonstrando que queremos realmente atuar de maneira positiva na formação dos nossos alunos e na construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária. É um projeto paradigmático e importante, no qual somos os pioneiros. Devemos ajudar nossos alunos a construir uma formação integral, com inteira responsabilidade pelo mundo em que vivem e onde podem contribuir imensamente”, conclui a coordenadora do NPJ da UPIS.

 

Contato:
Núcleo de Práticas Jurídicas - Josaphat Marinho
Endereço: Campus I da UPIS, SEPS 712/ 912 – Brasília/DF
Contato: (61) 3445-6770 – 3445.6760
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª nos períodos da manhã (9h às 12h), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 22h)
E-mail: contato@upis.br




18/10/2011

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir