Você está em:
Home>Notícias

Seminário de Avaliação do Projeto Rondon termina com saldo positivo

Participantes elogiam iniciativa da UPIS de apoiar evento


Após os dois dias de evento - 27 e 28 de setembro - o Seminário de Avaliação do Intercâmbio Brasil-Peru no âmbito do Projeto Rondon terminou com resultado bastante positivo. Segundo o conselheiro nacional do Projeto Rondon, secretário executivo do intercâmbio Brasil-Peru, Estanislau Monteiro de Oliveira, professores e reitores das universidades que participaram da segunda etapa do projeto, realizada de 24 de julho a 7 de agosto nas cidades fronteiriças de Assis Brasil (Acre/Brasil) e Iñapari (Madre de Dios/Peru), terminaram o seminário gratos à UPIS pelo total apoio operacional para a realização da reunião. “Sem o apoio e estrutura da faculdade não haveria sucesso. Como conseguimos terminar o encontro antes do previsto, economizando um período de seis horas, aproveitamos esse tempo extra para levar os professores peruanos a uma visita ao campus da UPIS em Planaltina”, conta o conselheiro. Além dos professores e reitores, estiveram presentes representantes do Projeto Rondon Nacional, da Asamblea Nacional de Rectores do Peru que coordena a parte Peruana e da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, patrocinadora do intercâmbio.

Durante os dois dias de Seminário, os trabalhos de campo da segunda etapa do Rondon, que deram continuidade às ações e atividades nas áreas de saúde, educação/cultura, meio ambiente/saneamento básico e cidadania, passaram por avaliação rigorosa. “Analisamos os resultados alcançados até o momento, para que seja dada continuidade ao trabalho. Também esboçamos o projeto para atuação das universidades peruanas e brasileiras no Alto Rio Acre e discutimos com os presentes a viabilidade de financiamento para a execução desse plano. Com isso, chegamos ao resultado prático de que as universidades participantes farão uma carta de intenções e a discutirão com eventuais patrocinadores”, explicou Estanislau.

Outra resolução tomada durante o Seminário foi o agendamento da data da terceira etapa do Projeto Rondon, que ocorrerá na última semana de fevereiro e a primeira semana de março de 2012 em Assis (AC – Brasil) e Iñapari (Peru). “Aproveitamos a oportunidade para marcar a reunião de avaliação da terceira etapa para a primeira semana de junho de 2012, em Cuzco, no Peru”, conclui o conselheiro nacional do Projeto Rondon.

Projeto Rondon
As atividades do projeto na fronteira Brasil-Peru estão vinculadas ao Ajuste Complementar assinado em Manaus (AM), em 16 de junho de 2010, pelos então Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan Garcia, ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica entre os Governos da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Peru, para a implementação do Projeto “Transferência da Metodologia do Projeto Rondon às Instituições de Ensino Superior do Peru, em Comunidades Fronteiriças dos dois Países”.

“O Rondon é um projeto de integração social com mais de 44 anos de experiência, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população”, explica o Diretor Financeiro da UPIS e Presidente do Conselho de Administração do Projeto Rondon do Distrito Federal, Dr. Ruy Montenegro.

Serviço:
Seminário de Avaliação do Projeto Rondon
Data: de 27 a 29 de setembro de 2011
Horário: das 9h às 13h e das 14h30 às 18h
Informações: projetorondon@terra.com.br




04/10/2011

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir