Você está em:
Home>Notícias

Setor de turismo de Brasília é consagrado em premiação

Três categorias foram escolhidas pelo público por meio de votação eletrônica


Na noite de terça-feira, 27 de setembro, a UPIS promoveu a 22ª edição do Prêmio UPIS de Turismo, uma das premiações mais importantes do segmento do País. O evento realizado no auditório General Uchôa, no Campus I, apresentou os homenageados no ano de 2011 a mais de 400 pessoas, entre elas, autoridades, profissionais, representantes do trade turístico, diretores da instituição, além de professores e estudantes. A premiação contou ainda com a participação de Alisson Takaki e banda, que levaram os presentes a um viagem musical.

Nas comemorações dos 38 anos do curso de graduação de Turismo, o prêmio, realizado anualmente, homenageou autoridades e empresas de destaque do trade. O tema desta edição foi “UPIS 40 ANOS: A Cultura no Desenvolvimento do Turismo”, em comemoração ao aniversário da Faculdade.

Ao todo, sete vencedores receberam a homenagem. Para a conquista do mérito, um júri especializado avaliou quatro indicados entre profissionais, instituições e empresas que, no decorrer do ano, contribuíram com profissionalismo para o desenvolvimento do setor turístico em níveis regional e nacional. Três categorias foram escolhidas pelo público por meio de votação eletrônica no site ssystem08.upis.br/premioturismo: Melhor Programação Cultural de Brasília, Melhor Evento Cultural de Brasília e Melhor Produtor de Show Internacional de Brasília.

Na solenidade de entrega da 22ª edição do Prêmio UPIS de Turismo, o primeiro agraciado foi o Atrativo Turístico Fonte Luminosa de Brasília. O Secretário de Estado de Turismo do DF, Senhor Luís Otávio Rocha Neves, recebeu a premiação das mãos do presidente da comissão organizadora, Doutor Ruy Montenegro. Na ocasião, o secretario aproveitou para agradecer a homenagem e ressaltou que esse prêmio de reconhecimento servirá como incentivo para que o governo continue trabalhando em prol da sociedade. “Trabalhamos em parceira com a Petrobrás em projetos que levem cada vez mais turistas à fonte. Faremos do turismo um dos geradores do desenvolvimento de Brasília”, afirmou.
Para o Doutor Ruy Montenegro, o Prêmio UPIS de Turismo atua como incentivador de um mercado que está em plena expansão na capital do país. “Ao homenagear empresas, profissionais e estudantes procuramos reconhecer a importância implementada por essas instituições e pessoas que atuam no desenvolvimento do turismo na nossa região e também no país”, concluiu.

O jornalista Pedro Torre (in memoriam), criador do Prêmio UPIS, foi homenageado por ter ser um dos pioneiros do jornalismo turístico. Profissional que foi apaixonado pela fotografia e pela notícia, Pedro circulou por diversos países do mundo, flagrou guerras e festas, inseriu-se no rol dos grandes correspondentes e desempenhou seus encargos nas maiores agências noticiosas. A entrega do prêmio foi realizada pelo Doutor Ivonel Krebs Montenegro, conselheiro da UPIS, aos senhores Denis Bigeli Torre e Edbert Torre, filhos do homenageado.

O terceiro agraciado da noite foi Vicente Fonseca. Com um currículo invejável, o analista científico sênior do CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor da UPIS desde 1996, já participou do comitê de peritos da UNITAR/ONU - Genebra sobre o Desenvolvimento Estratégico Sustentável. Além disso, ocupou vários cargos na alta administração federal, tais como chefe de assessoria na Presidência da República e em quatro diferentes gabinetes ministeriais em Brasília. O professor recebeu a homenagem da UPIS entregue pelo Doutor Benito Nino Bísio – Diretor de Ensino e Graduação.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio UPIS de Turismo apresentou a categoria Melhor Trabalho Acadêmico. A monografia premiada foi a “Análise dos aspectos ambientais e econômicos decorrentes das atividades turísticas em Caldas Novas”, desenvolvida pela aluna Isabela Coutinho Machado. O prêmio foi entregue pela chefe do departamento do curso de Turismo, professora Magali Michels.

Para encerrar o evento, que homenageou os melhores profissionais e empresas do turismo de Brasília, o público pôde conhecer os vencedores das categorias eleitas pelo voto eletrônico. O Feitiço Mineiro foi considerado, de acordo com os internautas a Melhor Programação de Brasília. O Festival Brasil Sabor – Edição Brasília foi eleito o Melhor Evento Cultural de Brasília. Marcelo Piano, da U Piano, foi escolhido como Melhor Produtor de Show Internacional de Brasília, em razão do show do Jack Johnson, realizado na capital federal em maio deste ano.

Serviço:
22ª Edição do Prêmio UPIS de Turismo
Premiação: 27 de setembro
Horário: 19h30
Local: Auditório Teatro General Uchôa, Campus I (712/912 Sul) da UPIS




29/09/2011

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir