Você está em:
Home>Notícias

UPIS sedia Seminário Internacional de Avaliação do Projeto Rondon

O evento terá a presença de dirigentes e professores de três universidades peruanas e uma brasileira


No período de 27 a 29 de setembro de 2011, a UPIS recebe o Seminário de Avaliação do Intercâmbio Brasil-Peru no âmbito do Projeto Rondon. O evento contará com a presença de professores e reitores das universidades que participaram da segunda etapa do projeto, realizada de 24 de julho a 7 de agosto, nas cidades fronteiriças de Assis Brasil (Acre/Brasil) e Iñapari (Madre de Dios/Peru). Além deles, estarão presentes representantes do Projeto Rondon Nacional, da Asamblea Nacional de Rectores do Peru que coordena a parte Peruana e da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, patrocinadora do intercâmbio.

Os trabalhos de campo da segunda etapa do Intercâmbio Brasil-Peru deram continuidade às ações e atividades nas áreas de saúde, educação/cultura, meio ambiente/saneamento básico e cidadania, iniciadas em fevereiro de 2011, por ocasião da execução da primeira etapa do projeto. Participaram dos trabalhos professores e estudantes das instituições superiores Universidade Federal do Acre – UFAC, Nacional Amazónica de Madre de Dios - UNAMAD, Universidad de San Antônio Abad del Cusco - UNSAAC e Universidad Andina del Cusco – privada –UAC.

Segundo o conselheiro nacional do Projeto Rondon, secretário executivo do intercâmbio Brasil-Peru, Estanislau Monteiro de Oliveira, a escolha da UPIS como sede para a reunião de avaliação deve-se a uma série de fatores. “A UPIS tem vasta experiência de extensão universitária e trabalho com a comunidade tanto em áreas urbanas quanto rurais, além de ser sede do Projeto Rondon do Distrito Federal”, conta.

Ainda no entender desse mesmo conselheiro, a transferência de experiência entre os países termina em fevereiro de 2012 com a terceira etapa do Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Peru, no âmbito do Projeto Rondon. “Para evitar que as comunidades assistidas pela iniciativa sejam abandonadas após essa terceira etapa, os professores das quatro universidades participantes elaboraram um plano de desenvolvimento sustentável a ser apresentado no dia 28 de setembro. Esse será mostrado a representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, Bando Nacional do Desenvolvimento - BNDES, Comissão Econômica para América Latina - Cepal, Embaixada do Peru e Embaixada da Bolívia e representantes do Governo do Estado do Acre, para que eles examinem a possibilidade de alocar recursos em prol do desenvolvimento das comunidades”, conclui Estanislau.

Projeto Rondon
As atividades do projeto na fronteira Brasil-Peru estão vinculadas ao Ajuste Complementar assinado em Manaus (AM), em 16 de junho de 2010, pelos então Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan Garcia, ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica entre os Governos da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Peru, para a implementação do Projeto “Transferência da Metodologia do Projeto Rondon às Instituições de Ensino Superior do Peru, em Comunidades Fronteiriças dos dois Países”.

O Projeto Rondon, órgão inteiramente brasileiro, tem mais de 44 anos de experiência na extensão universitária, trabalhando em comunidades menos favorecidas.

 

Serviço:
Seminário de Avaliação do Projeto Rondon
Data: de 27 a 29 de setembro de 2011
Horário: das 9h às 13h e das 14h30 às 18h
Informações: projetorondon@terra.com.br




21/09/2011

 

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir