Você está em:
Home>Notícias

Professora da UPIS participa de Congresso Internacional de História

Mercedes Gassen Kothe representou Brasília no evento e apresentou trabalho sobre imigração alemã

A doutora e professora da UPIS, Mercedes Gassen Kothe e a doutora e professora da UNB, Albene Miriam Menezes, representaram Brasília no II Congresso Internacional e IX Simpósio da América Latina e Caribe intitulado “O bicentenário diante da conjuntura regional e global. Realidades e controvérsias a partir da análise histórica, econômica e global”, entre os dias 20, 21 e 22 de outubro, na Universidade de Buenos Aires.

Doutora em História Social pela Universidade de Rostock – Alemanha, e chefe do Departamento de História da UPIS, Mercedes Kothe participa, desde 1995, do grupo de pesquisa sobre Estados Americanos, relações continentais e intercontinentais. Mas não é a primeira vez que a docente participa de eventos desse porte. No Brasil, Mercedes coordenou cinco congressos nacionais com a mesma temática. O trabalho apresentado no II Congresso Internacional de História abordou a imigração alemã no período da República de Weimar, para os Estados Unidos e Brasil, intitulado “Imigração e cidadania no Brasil e Estados Unidos nos anos 1920: o caso dos alemães”.

Segundo Kothe, o artigo é análise do processo de emigração dos alemães em consequência da depressão econômica instaurada após a Primeira Guerra Mundial. De acordo com dados levantados pela pesquisadora, o Brasil e os Estados Unidos foram os países que mais receberam imigrantes nesse período. “Onde a concessão da cidadania foi facilitada a inserção e participação política dos imigrantes foi mais rápida e, em conseqüência ocorreu maior identificação com a sociedade receptora”, afirma a professora.

A participação da professora marca o reconhecimento do curso de História da UPIS entre os mais conceituados da capital federal. “Como docente, considero relevante participar de Congressos que tratam de temas contemporâneos sob diferentes matizes, tais como economia, política, migração e cidadania”, conclui Mercedes Kothe.

28/10/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir