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Faculdade UPIS e educadores debateram o ensino da Administração no XXI ENANGRAD

Instituição do DF foi co-realizadora da 21ª edição do evento que reuniu no Hotel Nacional, em Brasília as principais instituições de ensino superior (IES) do País.


Uma das mais importantes áreas de nível superior, o curso de Administração, foi o centro dos debates de alto nível na 21ª edição do ENANGRAD – Encontro Nacional da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - www.enangrad.org.br. O evento foi realizado em Brasília, entre os dias 24 e 27 de outubro, e teve como tema central "O Ensino de Administração: Realidades e Perspectivas". A UPIS – Faculdades Integradas é co-realizadora em parceria com a ANGRAD, AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada e FGV.  

Segundo a ANGRAD, os cursos de graduação em Administração concentram o maior número de alunos, com mais de 700 mil matrículas em todo o País. Isso corresponde a 15% do total de estudantes na educação superior, e as matrículas são oferecidas por mais de 2.200 faculdades, sendo 1.800 em instituições de ensino superior privadas.

Encontro representativo

Entre as IES confirmadas para o XXI ENANGRAD, estiveram presentes a USP, UPIS, FGV, AIEC, PUC, ESPM, UFRGS, Faculdade Novos Horizontes, Faculdade Prudente de Moraes, UDESC e instituições, como MEC – Ministério da Educação, CNE – Conselho Nacional de Educação, INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o Conselho Federal de Administração.

Temas relevantes

Os participantes focaram as discussões em questões relevantes sobre o ensino de Administração na graduação. A programação destacou quatro painéis. O primeiro foi realizado dia 25 de outubro, sob o tema “As macrotendências e a realidade do ensino de Administração”. Teve como um dos painelistas o Dr. Vicente Nogueira Filho, Presidente da UPIS e da Faculdade AIEC, além de Diretor de Relações Internacionais da ANGRAD.
Dividiram a mesa, também como painelistas, Edson de Oliveira Nunes, Vice-Reitor da UCAM e Ex-conselheiro do CNE, e Luiz Roberto Liza Curi, Diretor Nacional do SEB e ex-Diretor da SESu/MEC. Na coordenação do painel Francisco Barone, Diretor de Administração e Finanças da ANGRAD, e Jorge Cavalcante, Conselheiro Fiscal da ANGRAD.

Na mesma tarde, o painel 2 abordou o tema  “Os desafios em alinhar o ensino de administração as macrotendências”. No dia 26, foi apresentado o terceiro painel, sob o tema “Como construir um projeto pedagógico que alinhe as práticas às tendências”. Em seguida, foi apresentado o painel 4, com o tema “Efetividade da aprendizagem: estratégias, capacitação e desempenho docente e tecnologias”.

No encerramento da programação, em 27 de outubro, foi realizado,o Seminário ANGRAD/MEC/CFAcom o tema “A qualidade no ensino de administração face o marco regulatório e a diversidade institucional”.O moderador foi Rui Otávio Bernardes de Andrade, Presidente do Conselho Consultivo da ANGRAD.

De acordo com o diretor regional da ANGRAD e professor da UPIS, Ataíde Barreto, alguns dos principais pontos levados ao debate foram a qualidade do ensino superior no Brasil, o desenvolvimento do ensino a distância (EAD) na área de Administração e as perspectivas da profissão de administrador. Os temas foram divididos em áreas temáticas, como Empreendedorismo e Governança Corporativa; Ensino, Pesquisa e Formação Docente; Teoria Geral da Administração,; Finanças; Gestão de Operações e Logística; Marketing; Qualidade; Gestão de Informações e Tecnologia e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho.

Além de palestras e debates, o XXI ENANGRAD avaliou trabalhos selecionados pelos especialistas. O XXI ENANGRAD teve 180 apresentações. Cada categoria, que antes selecionava dez artigos, agora contou com vinte. Com isso, mais autores tiveram a oportunidade de participar.

Na opinião de Barreto, “questões relevantes como metodologia de ensino, planejamento de aulas e projetos pedagógicos têm que ganhar maior destaque no cenário do ensino de Administração. As melhores instituições são aquelas que investem na qualidade de seu corpo docente”, diz.

Além de defender a constante melhoria na qualidade de ensino, o diretor regional da ANGRAD também chamou a atenção para as transformações que ocorrem no mercado de trabalho. “Precisamos preparar nossos alunos para um horizonte extremamente competitivo. Pensando nisso, a UPIS, por exemplo, revisou toda sua grade curricular, de acordo com análises das melhores Instituições Internacionais. Sempre com preocupação em manter uma postura de excelência. Assim, essas mudanças possibilitam ao aluno uma abrangência curricular que o mercado mundial exige.”, explica.

04/10/2010


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