Você está em:
Home>Notícias

UPIS consagra representantes do setor de turismo de Brasília


Catedral Metropolitana de Brasília, Mercedes Urquiza, Parque da Cidade Sarah Kubitschek, TV Brasília  e o projeto “O Caminho do Anhanguera” foram os grandes vencedores da 21ª edição do Prêmio UPIS de Turismo, anunciado na noite de 2a feira (27). Também foram homenageadas, pela votação popular, a Ponte JK, o restaurante La Chaumière e a banda Legião Urbana. Saiba como foi a festa na Faculdade UPIS:

Na noite de segunda-feira a 21ª edição do Prêmio UPIS de Turismo, considerado uma das premiações mais importantes do segmento turístico do País, apresentou os homenageados no ano de 2010. O evento realizado no auditório General Uchôa, no Campus I da UPIS, quadra 712/912 Sul, reuniu mais de 400 pessoas entre elas, autoridades, profissionais, representantes do trade turístico, diretores da instituição, além de professores e estudantes.

Nas comemorações dos 37 anos do curso de graduação de Turismo, o prêmio, realizado anualmente, homenageou autoridades e empresas de destaque do trade. O tema desta edição foi “Brasília 50 anos!”, em comemoração ao aniversário da Capital federal.

Ao todo, nove vencedores receberam a premiação. Para a conquista do mérito, um júri especializado avaliou seis indicados entre profissionais, instituições e empresas que, no decorrer do ano, contribuíram com profissionalismo para o desenvolvimento do setor turístico em níveis regional e nacional. Três categorias foram escolhidas pelo público por meio de votação eletrônica no site ssystem08.upis.br/premioturismo, foram elas: Restaurante Tradicional, Monumentos de Brasília e Melhor Banda de Brasília.

Na solenidade de entrega da 21ª edição do Prêmio UPIS de Turismo, o primeiro agraciado foi a Catedral Metropolitana de Brasília. O Monsenhor Marcony Vinícius Ferreira – Pároco da Catedral e primeiro padre nascido e consagrado em Brasília – recebeu a premiação das mãos do presidente da comissão organizadora e diretor da UPIS, doutor Ruy Montenegro. Na ocasião, o Monsenhor aproveitou para agradecer a homenagem e ressaltou que esse foi o primeiro prêmio de reconhecimento da importância da Igreja para a Capital. “Este é o primeiro prêmio regional que a Catedral Metropolitana recebe e que a reconhece como monumento de Brasília”, afirmou.

Para o doutor Ruy Montenegro, o Prêmio UPIS de Turismo atua como incentivador de um mercado que está em plena expansão na capital do país. “Ao homenagear empresas, profissionais e estudantes procuramos reconhecer a importância implementada por essas instituições e pessoas que atuam no desenvolvimento do turismo na nossa região e também no país”, concluiu.

Mercedes Urquiza foi agraciada pelo prêmio por ser considerada pioneira de Brasília no desenvolvimento e incentivo da atividade turística. Ela foi responsável pela fundação da primeira agência de viagens em Brasília em 1962. Urquiza salientou que o futuro do turismo da cidade é muito promissor e aposta nos novos talentos profissionais que ainda vêm por aí. A entrega do prêmio foi realizada pela doutora e diretora de Avaliação da UPIS, Andrezza Rodrigues Filizzola Bentes.

O terceiro homenageado da noite foi o Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Localizado no centro de Brasília, o espaço possui 4,2 milhões de metros quadrados. Fundado em 1978, é considerado o maior parque urbano do mundo, superando até mesmo o Central Park em Nova York. O administrador do parque, Rivaldo Sérgio Carvalho de Paiva, recebeu a homenagem da UPIS, entregue pelo doutor e conselheiro da instituição, Ivonel Krebs Montenegro.

A TV Brasília foi outra agraciada pelo prêmio, devido à sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação local. A rede de TV foi fundada por Assis Chateaubriand na inauguração da nova capital federal. Em junho de 2008, a emissora passou a transmitir com sinal 100% digital. A programação do canal mescla produções locais com entretenimento, esporte e noticiário.  A assessora de comunicação da TV Brasília, Carolina Mariko Hamada Cerqueira, recebeu a premiação. Para a jornalista, a TV Brasília é um patrimônio regional por fazer parte da história da cidade. “A TV Brasília é a história contada através da tela. Atuamos como incentivadores da produção local. Esperamos assim contribuir ainda mais com o desenvolvimento da capital”.

O Projeto “O Caminho do Anhanguera”, representado pelo fundador e diretor de projetos do Instituto Terra Master Brasilis, Gustavo Chauvet, recebeu o Prêmio UPIS de Turismo da chefe do departamento do curso de Turismo, Magali Michels. O Caminho do Anhanguera é um dos maiores roteiros de turismo histórico-cultural do Brasil, a partir do resgate das viagens feitas pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, o Anhanguera II, entre 1722 e 1726. Anhanguera foi o descobridor das minas de ouro dos índios Goyazes.

Pelo sexto ano consecutivo o Prêmio UPIS de Turismo apresentou a categoria Melhor Trabalho Acadêmico. A monografia premiada foi a “Análise das estratégias de promoção utilizadas pelo Templo da Boa Vontade, Brasília-DF, no que diz respeito ao perfil, à motivação, à expectativa e à percepção dos visitantes”, desenvolvida pelas alunas Áyla Lima de Amorim e Nathália Ferreira Santiago.

Para encerrar o evento que homenageou os melhores profissionais e empresas do turismo de Brasília, o público pôde conhecer os vencedores das categorias eleitas pelo voto eletrônico. A Ponte JK foi considerada, de acordo com os internautas o Monumento de Brasília. O restaurante La Chaumière foi eleito o Restaurante Tradicional. A Legião Urbana foi a escolha unânime pela Internet, sendo eleita a Melhor Banda de Brasília.

28/9/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir