Você está em:
Home>Notícias

UPIS participa do II Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal

A professora Dra. Rita de Cássia Campebell, diretora do Hospital Veterinário da UPIS e Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UPIS (CEUA-UPIS) participou, durante os dias 4 a 6 de agosto, do II Congresso Brasileiro de Bioética e Bem Estar Animal, em Belo Horizonte (MG). O evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O Congresso debateu e trouxe atualização sobre temas polêmicos relacionados ao bem-estar animal para as diversas espécies, reunindo especialistas nacionais e internacionais; dentre eles, o professor Dr. Adroaldo Zanella, brasileiro que atua na Escola de Ciência Veterinária da Noruega. Ele apresentou uma proposta internacional para criação da Escola Global de Ensino e Pesquisa na Área de Bem-Estar Animal (EGEPABEA). O projeto terá uma verba disponível de 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 10,5 milhões) provenientes do financiamento VII Framework Program, sendo os recursos destinados à pesquisa em bem-estar animal, com foco em animais de produção, sendo estudado com o CFMV a participação do Brasil no projeto.

No Congresso foram apresentados 26 trabalhos científicos, sendo escolhidos apenas 5 para a apresentação oral. Um dos trabalhos foi desenvolvidos pela UPIS, que foi representada pela professora Dra Rita (fotos 2 e 3). No Hospital Veterinário, é realizado um programa de castração, junto ao grupo de proteção animal “Salvando Vidas”, em que os alunos de Técnica Cirúrgica castram cães e gatos encaminhados pelo grupo assistencial.  Assim como realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas do Texas A&MUniversity (USA), essa associação (faculdade-grupo assistencial) é denominada colaboração educacional verticalmente integrada. O diferencial do Hospital Veterinário da UPIS é o acompanhamento do animal pelos alunos desde o pré-operatório, até a entrega do animal ao grupo de proteção, 10 dias após a cirurgia, com o animal recuperado, além dos cuidados que os alunos têm que prestar no plano da responsabilidade técnica e ética. Os alunos são acompanhados pelos professores e médicos veterinários residentes, sendo avaliados em todas as etapas em relação aos procedimentos técnicos e o cuidado com o bem-estar animal. No período de junho de 2007 a dezembro de 2009 foram castrados 75 animais, sem complicações pós-operatórias, associando-se aperfeiçoamento técnico com benefícios à saúde pública e bem-estar animal.

Após a apresentação, a professora Rita foi abordada por vários colegas de diversas instituições do País, para que apresentasse o trabalho em outros locais, pois em muitos Estados da Federação, a utilização de animais para práticas cirúrgicas de alunos é proibida.

A professora exalta que a participação no evento fez com que a qualidade do ensino da Medicina Veterinária da UPIS seja mais reconhecida nacionalmente, e reafirmou que esse o resultado é devido a um trabalho em equipe e do apoio da Administração da UPIS, dos professores do Hospital Veterinário e da equipe de Médicos Veterinários Residentes, além do grupo de proteção animal “Salvando Vidas”. 

A professora Campebel é Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UPIS (CEUA-UPIS), registrada no CFMV, seguindo a Resolução nº879, de 15 de fevereiro de 2008 do CFMV, a qual as Instituições de Ensino Superior (IES) que utilizem animais no ensino e pesquisa devem ter uma Comissão de Ética registrada no CFMV. São membros da CEUA-UPIS professores dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Direito, alunos da graduação e pós-graduação da UPIS, além de um membro da sociedade civil e de uma sociedade de proteção animal legalmente reconhecida, conforme as exigências da Resolução 879. No Brasil, poucas IES têm a Comissão de Ética registradas no CFMV. A UPIS é pioneira.

06/9/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir