Você está em:
Home>Notícias

Turmas de Direito participam de visita técnica ao STJ

Em 20 de abril último, alunos de varias turmas do curso de Direito da UPIS foram recebidos no gabinete do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins, em mais uma visita técnica promovida pela Faculdade. Após a reunião com o Ministro, a comitiva seguiu para assistir a uma sessão do plenário daquele Tribunal.

O Ministro Martins enfatizou aos estudantes que precisam ter “otimismo, esperança e principalmente amor para alcançar o sucesso profissional no Direito”. Ele relatou fatos que comprovam a necessidade de compromisso com a profissão. “Aqui no STJ, somente na minha seção, a de Direito Tributário e Servidor Público, recebemos de 1.000 a 1.200 novos processos por mês e julgamos entre 10 mil e 11 mil processos ao ano. É difícil, parece loucura, mas é nossa missão”.

Os futuros operadores do Direito têm, ainda, na opinião do Ministro Soares Martins, de adquirir consciência de seu papel na sociedade. “No STJ, por exemplo, somos todos inquilinos do poder; o proprietário do poder é o cidadão. No Direito, lutamos pela vida em busca da paz. O Direito é instrumento importantíssimo de transformação social”, afirmou.

E recomendou aos alunos da UPIS: “Estudem muito; pesquisem muito; leiam à exaustão, tanto obras do Direito quanto de conhecimento geral e, tenho certeza, serão grandes profissionais”.

As visitas técnicas são coordenadas pelo Professor Esdras Dantas de Souza, Professor de Direito Civil e Processo Civil e Coordenador de Avaliação e Qualidade do curso de Direito da UPIS. Ele esteve no STJ e foi enfático ao também aconselhar os estudantes:

- A visitação técnica pelos estudantes é de fundamental importância para a formação. O estudante precisa conhecer os tribunais. Estudante de Direito que recebe o diploma sem ter, até então, sequer entrado em um tribunal para conhecer seu funcionamento é algo inadmissível. O estudante tem que ter a consciência de que é preciso começar cedo a aprender sobre sua profissã;, assim terá maior possibilidade de sobreviver na carreira.

Quem quiser participar das visitas técnicas deve procurar os representantes de turma. O Professor Esdras e sua equipe também vão às salas de aula para falar sobre as visitas que integram o Programa de Apoio ao Estudante de Direito (PAED).


22/04/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir