Você está em:
Home>Notícias

UPIS promove palestra especial para alunos e professores de Zootecnia

O presidente da Associação dos Criadores do Planalto, Aguinaldo Lélis, apresentou palestra especial para alunos e professores da UPIS no dia 7 de abril último, no auditório B do Campus III da Faculdade, em Planaltina-DF. O palestrante foi Secretário de Agricultura do Distrito Federal e responsável pela criação do programa de apoio à agricultura e pecuária no Distrito Federal, o PRORURAL. Estiveram presentes os professores Eliandra Bianchini, Francislete Rodrigues, Emanoel Elzo, Tulio Lelis e Rosemary de Araújo.

Aguinaldo Lelis dissertou sobre a importância do PRORURAL para o aumento da produção agrícola e pecuária no DF, enfatizando a liberação de recursos financeiros via BRB – Banco Regional de Brasília, para patrocinar o aumento da produção de flores, mel, peixe, aves, bovinos, ovinos e outros. Até então, o DF importava de 80% a 95% desses gêneros.

Para o orador, a produção de soja no DF alcança excelentes índices de produtividade, a avicultura tem destaque nacional e a produção de peixes de água doce tem cumprido o papel de abastecer satisfatoriamente o mercado consumidor.

Outro ponto de destaque da palestra foi o Programa Bezerro do Vão, que visa aprimorar geneticamente o rebanho bovino no Vale do Paraná, no entorno do DF. Pecuaristas foram visitados para identificar o nível tecnológico e genético de seus rebanhos e, assim, poderem ingressar no programa, que já tem 1.800 animais inseminados. O próximo passo será organizar um leilão para divulgar a marca Bezerro do Vão, que representa a melhoria da qualidade do plantel. E a UPIS faz parte desse programa disponibilizando alunos para estágio nas propriedades.

Outro programa mencionado por Lélis, o Pólo do Agronegócio, será implantado em breve na rodovia BR 020, em frente ao acesso ao Campus II da UPIS. Será local onde o agricultor poderá encontrar tudo o que necessita para sua propriedade rural, desde parafuso de trator até alta tecnologia de inseminação artificial.

Aguinaldo Lélis ressaltou a importância do Parque de Exposição da Granja do Torto como um dos maiores do Brasil e conclamou a Zootecnia a descobrir o parque. Os zootecnistas e estudantes da disciplina presentes manifestaram satisfação ao saberem que foi cedido um espaço, dentro do parque de exposição, para a implantação da Casa do Zootecnista a ser administrada pela Associação dos Zootecnistas do DF e Entorno.

A Casa do Zootecnista é reivindicação antiga dos profissionais da área. Servirá para realizar cursos e palestras e congregar os profissionais e estudantes do curso de Zootecnia.



19/04/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir