Você está em:
Home>Notícias

50 ANOS DA CAPITAL FEDERAL

Projeto desenvolvido na Faculdade UPIS resgata amor por Brasília e estimula talento de crianças e jovens

Brasília, 08/04/2010 – Os casos de corrupção envolvendo a classe política em Brasília, ao longo dos anos, contaminaram a opinião de crianças e jovens entre cinco e 17 anos de idade a respeito de sua cidade de nascimento. É o que foi constatado junto aos alunos da rede pública e particular de ensino que participam do Programa de Altas Habilidades/Superdotação, desenvolvido na UPIS - Faculdades Integradas.

A boa notícia é que o programa, em operação desde 2008, já conseguiu excelentes resultados na reversão dessa má impressão por parte dos jovens sobre a capital. Incentivados pelos professores do programa, os jovens revisitaram o projeto urbanístico e arquitetônico de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, colheram informações importantes sobre a capital e reproduziram por meio de poesia, desenho e pintura um novo olhar poético e crítico sobre a cidade.

A experiência surpreendeu professores, pais e os próprios estudantes. É notável observar o olhar criativo dos autores em abstrair e demonstrar indignação e admiração pelo momento histórico dos 50 anos de Brasília. Importantes personagens de Brasília e do Brasil, como Juscelino Kubitschek e Athos Bulcão, e os principais monumentos foram retratados em desenhos e pinturas, bem como inspiraram belos textos poéticos.

A satisfação com os resultados do programa fez com que a UPIS reunisse os trabalhos na mostra Brasília: Postais e Poesia, de modo a possibilitar ao público em geral a oportunidade de também admirar o talento dos alunos com altas habilidades.

A exposição estará aberta a visitação gratuita no saguão principal do Campus I da UPIS (à quadra 712/912 sul) até o dia 23 de abril, das 7h30 às 22h, nos dias úteis. O evento é um dos eventos promovidos pela faculdade em comemoração aos 50 anos da capital.

Segundo a Coordenadora do projeto, a professora da UPIS Eliana Ferrari, o conteúdo das poesias e os traços em preto ou coloridos comprovam que as crianças e os jovens superdotados aprenderam a ver Brasília com outros olhos, com outros sentimentos. “Eles, como todos nós, sofrem influência do que é veiculado sobre a cidade nos meios de comunicação. Brasília concentra o poder federal e o poder local, portanto, é palco de vários tipos de ocorrências negativas e positivas. No entanto, os aspectos negativos estavam se sobressaindo na formação da opinião desses alunos”, diz Ferrari.

Parceria com a Secretaria de Educação

O Programa de Altas Habilidades/Superdotação é fruto de uma parceria entre a faculdade e a Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Prevê o atendimento aos alunos de altas habilidades/superdotação na sala de recursos da Secretaria em funcionamento no Campus I da UPIS.

Os alunos participantes estudam em escolas das redes pública e particular de ensino. Em horários distintos ao das aulas regulares, as turmas se reúnem na sala de recursos, em funcionamento na UPIS, e ali desenvolverem seus talentos especiais. Participam além da professora Eliana Ferrari, outras professoras da Secretaria de Educação do GDF.

SAIBA MAIS

Pessoas que demonstram Altas Habilidades/Superdotação e Talento são aquelas que apresentam um notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos aspectos isolados ou combinados relativos à capacidade intelectual, aptidão acadêmica ou específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes visuais, dramáticas ou musicais, capacidade psicomotora e liderança. Ao observar suas ações e produções identificamos que elas evidenciam grande facilidade e rapidez para aprender, um elevado grau de criatividade, são muito curiosas, apresentam expressiva capacidade para analisar e resolver problemas, além de senso crítico bastante elevado.

Professores e/ou pais, ao perceberem sinais potenciais de altas habilidades/superdotação em seu aluno ou filho, devem entrar em contato com Lênia Márcia, chefe do NUPE da Secretaria de Educação (3901-3238) ou na UPIS com as professora Eliana Ferrari ou Iêdes Braga (3445-6761).

 

Vídeos das Reportagens

Exposição na Faculdade UPIS homenageia 50 anos de Brasília
Bom Dia DF, TV Globo

Projeto da Faculdade UPIS resgata amor por Brasília e desenvolve habilidades de superdotados
DF Acontece, TV Bandeirantes

Superdotados expõem trabalhos artísticos na Faculdade UPIS
DFTV 2ª Edição, TV Globo

Exposição na Faculdade UPIS destaca trabalhos artísticos de alunos superdotados

BandCidade, TV Bandeirantes


Serviço

Exposição Brasília: Postais e Poesia
De 5 a 23 de abril, no bloco B da UPIS
Visitação gratuita das 7h30 às 22h
Informações: (61) 3445-6767


08/04/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir