Você está em:
Home>Notícias

Alunos de Direito aperfeiçoam formação nas visitas técnicas da UPIS

Há três semestres, a UPIS deu início a um programa sistemático de visitas técnicas a instituições ligadas ao Direito, de modo a proporcionar aos alunos experiências inéditas e essenciais à sua formação. A mais recente ocorreu em 31 de março ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mais de 100 alunos de diferentes turmas participaram da visita.  O Professor Esdras Dantas de Souza acompanhou os alunos e não escondeu a satisfação. Para ele, foi sinal de que os alunos da Upis estão entusiasmados com o curso.

Esdras é Professor de Direito Civil e Processo Civil e Coordenador de Avaliação e Qualidade do curso de Direito da UPIS. Ele é membro honorário vitalício (ex-presidente) do Conselho Seccional da OAB/DF e membro da Comissão de Legislação e acompanhamento parlamentar da OAB nacional.  “O Professor Esdras está na UPIS transmitindo seus conhecimentos ímpares há seis anos. Tanto ele como outros profissionais gabaritados fazem do curso de Direito um dos mais importantes da UPIS”, diz a Profª. Andrezza Fillizzola, Diretora de Avaliação Acadêmica da UPIS.

O Professor enfatiza a importância das visitas técnicas para “deixar os alunos mais próximos da realidade dos operadores do Direito. Nessa visita ao Conselho da OAB, todo o grupo pôde conhecer melhor a história da entidade, o papel que representa perante a sociedade civil. O conjunto das visitas que pretendemos realizar também possibilitará aos alunos colher informações acerca da advocacia, do advogado, das suas prerrogativas profissionais, do seu papel na sociedade, dados necessários, inclusive, para que prestem o exame de Ordem com maiores chances de aprovação”.

Quem quiser participar das visitas técnicas deve procurar os representantes de turma.

O que dizem os alunos

O aluno do 3º semestre de Direito, Fernando Dantas, participou pela primeira vez de uma visita técnica com o grupo que foi ao prédio do Conselho da OAB onde se situa o museu da Ordem. Ele compreende ser fundamental conhecer a área de atuação para a qual está se dedicando. “É importante o aluno ter conhecimento da OAB, de sua história, porque ela representa o canal pelo qual as pessoas aprendem sobre o mundo jurídico. Aqui (o museu) é o pontapé inicial para aprender mais sobre a Ordem, conhecer o mundo da advocacia. Com certeza essa experiência faz com que todos se interessem mais pelo curso”, diz.

Fernando investe na preparação de sua carreira – quer atuar na área trabalhista. As visitas técnicas da UPIS são um dos meios para isso. “Com certeza estarei nas próximas visitas”, garante.

O mesmo dizem as alunas do 4º ano de Direito da UPIS: Rayane Silva França, Jenifer Costa de Abrantes e Aline Priscila de Moura Limão.

“Vimos muito aqui (no museu) o que os professores falam em sala da aula, como a ‘Oração dos Moços’, de Ruy Barbosa, que no 2º semestre foi muito abordada. Foi um dos fatos que mais me marcou aqui na visita dos alunos da UPIS ao museu”, conta Rayane, que acrescenta: “Tivemos acesso a informações  que só são encontradas aqui em detalhes sobre o que a OAB fez  e faz de relevante pelo País”.

Para Jenifer, “quanto mais a Faculdade investir para levar seus alunos a conhecer os órgãos envolvidos com o Direito, maior é o conhecimento desenvolvido. Sempre surge algum assunto que você quer discutir mais, se aprofundar mais”, diz ao elogiar a iniciativa da UPIS. Aline concorda: “Ela (a visita) fundamenta e aprimora mais nossos conhecimentos em sala de aula. Eu também destaco a ‘Oração aos Moços’ – estudamos muito isso na UPIS -, como falou a Rayane; também conhecemos muito mais sobre a área e a OAB. E a visita serve para antever como será nossa profissão. Esta foi minha primeira visita técnica e vou participar das outras, com certeza”, afirma.

SAIBA MAIS

“Oração aos Moços” é um dos clássicos do Direito brasileiro. Nela, Rui Barbosa faz verdadeiro balanço de sua atuação como advogado, jornalista, político, cidadão combativo e como representante do Brasil na Conferência de Haia, na Holanda.

Visitas agendadas ao STJ e ao STF

E as próximas visitas já têm data marcada. A primeira será em 20 de abril e terá com destino o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Outra ocorrerá em 2 de junho ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Vamos levar os alunos a conhecerem a organização, a composição e a competência desses órgãos; vamos assistir a sessões para direcionar o aluno à prática forense. Terão a possibilidade de constatar o que os ministros fazem antes e durante as sessões, bem como as tarefas atribuídas aos advogados, aos membros do Ministério Público etc.”, diz o professor Esdras, que anunciou ainda uma visita ao Tribunal do Júri de Brasília, onde os alunos da UPIS poderão aprimorar seus conhecimentos acerca da advocacia criminal.

08/04/2010

voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir