Você está em:
Home>Notícias

Estudante da UPIS embarca para estįgio na Holanda

Com 22 anos, aluno de Agronomia foi selecionado para estágio de seis meses em uma fazenda na Província de Gelderland.

Desde criança, Pedro Paulo de Castro Oliveira, 22 anos, teve contato com o campo. O interesse por agronomia surgiu aos poucos, com diversas idas do jovem às fazendas de suas tias, nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás. Dedicado, o estudante do oitavo semestre da UPIS destacou-se em uma seleção e embarcou este mês para um período de estágio de um semestre na Província de Gelderland, na Holanda.

Sob a orientação do Chefe do Departamento de Agronomia e Professor de Modelagem e Simulação de Negócios da UPIS, Adilson Jayme Oliveira, o estudante do campus rural se inscreveu em uma seleção feita pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), por intermédio do professor da universidade Aluízio Borem. Pedro já está na Holanda, onde está contato com a cultura de um dos países líderes em pesquisa na área de ciências agrárias.

Segundo Adilson, a viagem de Pedro para estagiar na Holanda é uma oportunidade para reforçar um processo de extensão universitária na UPIS. "O conhecimento e a experiência vivenciadas no exterior também vão ajudar a refinar o trabalho de conclusão de curso do aluno", completa. A UPIS, explica o professor, fornece conhecimentos básicos para que os estudantes possam aproveitar e analisar criticamente a realidade praticada nos outros países. Para a formação do agrônomo, a faculdade conta com laboratórios de agricultura de precisão e sensoriamento remoto, fisiologia vegetal e fruticultura, botânica e ecologia do cerrado. Com a estrutura, o estudante pode estagiar nessas áreas a partir do primeiro semestre do curso.

Internacional Exchange Program

A UPIS possibilita, com a parceria da Universidade Federal de Viçosa, o estágio de estudantes em países como Austrália, Dinamarca, Estados Unidos, França, Inglaterra, Nova Zelândia e Suécia, por meio do Internacional Exchange Progam (Programa de Intercâmbio Internacional). Os alunos podem aprimorar conhecimentos em diversas áreas, como Bovinocultura, Floricultura, Paisagismo, Olericultura, Fruticultura e Enologia.

Os critérios para a seleção incluem nível de inglês intermediário e alguma experiência na área em que o aluno deseja estagiar. "A autobiografia, onde se retrata a experiência do aluno, é o item mais importante no processo seletivo", explica o professor Borem. Os interessados devem se inscrever com quatro meses de antecedência ao período em que desejam viajar e o estágio, que é remunerado, tem duração entre 4 e 18 meses.

17/03/2010


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir