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NENHUM PRIVILÉGIO PESSOAL

Freqüentemente amigos me perguntam se os rotarianos recebem qualquer benefício comercial pelo fato de serem sócios do Rotary Club. Perguntam também se os rotarianos têm direito a qualquer desconto especial ou serviço preferencial pelo simples fato de estarem tratando negócios com outros rotarianos.

A resposta é obviamente "não". O "Manual de Procedimento" é bastante claro com relação à posição do RotarY quanto a isto. A norma, aprovada pelo Conselho Diretor em 1933, é de que em relações comerciais e profissionais "um rotariano não deve esperar, e, muito menos solicitar, qualquer tratamento especial ou vantagem de um outro companheiro rotariano que este normalmente não daria a qualquer outra pessoas com a qual mantenha relações comerciais ou profissionais". Há 50 anos foi criado o conceito de que os verdadeiros amigos não solicitam favores especiais, e todo e qualquer abuso de confiança desta relação visando o lucro é estranho ao ideal do Rotary.

Por outro lado, não constitui uma infração das normas éticas do Rotary se novos ou maiores negócios resultarem naturalmente da amizade estabelecida na organização ou se desenvolverem no curso normal dos negócios, tanto fora quanto dentro do Rotary.
É importante terem mente que o objetivo inicial do Rotary é o fornecimento a cada um de seus sócios de uma excepcional oportunidade para servir ao próximo e de que a associação com o Rotary não deve ter por fim vantagens ou privilégios pessoais.





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