Trem de alta velocidade na UPIS

Na reunião desta quinta-feira, dia 10 de junho, do RC Brasília 5 de Dezembro, o professor Carlos Aureliano Mota proferiu palestra sobre Trem de alta velocidade. Ele abordou a evolução do transporte ferroviário, para motivar a avaliação sobre o projeto brasileiro de trem bala em sistema eletromagnético, ainda em fase de estudos.
O palestrante – após breve histórico dos meios de transporte, desde o emprego do vapor – mostrou aspectos da questão, incluindo distâncias, equipamentos, custos e benefícios em áreas de grande população, bem como segurança e situação ambiental.
O trem bala
Após mostrar as exigências de transporte mais e mais veloz de carga e pessoas, o palestrante que, além de professor universitário, desempenhou altas funções no meio aeronáutico, inclusive de Comandante do Sindacta I, deixou clara a valia do transporte do trem de alta velocidade para o meio ambiente. Principalmente no que se relaciona com as distâncias, com a redução da emissão de gases e de tempo.
Durante a exposição, foram apresentadas imagens desse sistema de transporte, no Japão e em países da Europa.
O sistema brasileiro
Após demoradas considerações sobre o tema, em que foram ressaltadas as adaptações praticadas no Japão, na Alemanha e China, o professor Carlos Mota apresentou o projeto brasileiro, que está em estudos no Tribunal de Contas da União e exige investimento previsto, inicialmente, em R$34,6 bilhões. Apontou, ainda, os países de tecnologia no setor, que estão interessados na implantação do sistema no Brasil.
Depois de explicar o funcionamento do trem bala, inclusive por levitação, o palestrante respondeu a perguntas que lhe foram dirigidas
10/06/2010
veja mais notícias
|