Você está em:
Home > Serviços > Notícias

DOUTOR BERNARDO CELSO DE R. GONZALEZ DISCORRE SOBRE A LÓGICA INTRÍNSECA DO PLANO REAL EM PALESTRA NA UPIS

O Doutor Bernardo Celso de R. Gonzalez proferiu importante palestra sobre a lógica do plano Real, para diversos professores e convidados.

O palestrante nasceu no Paraná. Economista Especialista em Estatística, com Mestrado em Economia e Doutorado em Economia Aplicada. Foi professor da Universidade de Maringá e, atualmente, leciona na UPIS.

Iniciou sua apresentação fazendo relato histórico sobre a hiperinflação no mundo, destacando, inicialmente, a que atingiu a Alemanha após a primeira guerra mundial. Apresentou, para tanto, a projeção eletrônica da nota de cem milhões de marcos do referido pais, vignete em 1923. Ressaltou que o incidente chegou a ter inflação de 200% em uma semana e de 138 bilhões por cento no ano.

Prossegui o Doutor Bernardo informando que houve também hiperinflação na Áustria, Hungria, Polônia e Rússia e que, em todos esses países, ocorreu a substituição da moeda nacional, já desprestigiada, por uma estrangeira. No caso específico da Alemanha, enfatizou, o problema começou a ser solucionado com a criação de uma moeda referência com lastro nos bens imobiliários.

Já com relação ao Brasil, relembrou ter havido a criação do Real, acompanhado de um planejamento de controle da Inflação. E como ocorreu em muitos países, disse ter acontecido aqui também a criação de uma moeda boa, que substituiu a ruim, a época da criação da URV.
                       
Discorreu também o Doutor Bernardo sobre a necessidade de uma boa política fiscal para gerir a economia, ressaltando que a criação de uma moeda nova tem que ter aceitação pela sociedade.

Em seguida, disse acreditar, sim, no sucesso do Plano Real, destacando que esse plano teve, em sua primeira fase, o equilíbrio fiscal necessário para a implementação do fundo social de emergência e da URV; nas fases seguintes, da criação do Real, emissão do papel-moeda e sua substituição e controle dos juros. Destacou também o fato importante de que a estabilização depende da ação continuada de sucessivos governos, a exemplo do que se observa atualmente no Brasil, tendo o Presidente Lula, há quase oito anos no cargo, mantido a política monetária do governo anterior, com pequenas alterações.

Acredita também o Dr. Bernardo que atualmente a baixa inflação já é um bem público do povo brasileiro.

Finalizou o palestrante apresentando aspectos sobre questão de transição dos diversos planos. Registrou que, de 1967 até 1994, o país perdeu quinze zeros em sua moeda.                 

29/04/2010

veja mais notícias


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir