A Upis Recebe O Jornalista José Cruz Para Palestra Sobre Esporte E Educação

Nesta quinta-feira, 15 de abril de 2010, a UPIS e o Rotary Club Brasília 5 de Dezembro receberam o jornalista José Cruz para proferir importante palestra sobre esporte e educação. O encontro contou com a presença do atual Governador do Rotary, Adriano Jorge Santos; do governador Eleito, Daltono Umberto de Souza; de professores e de diversos colegas rotarianos.
O jornalista José Cruz é gaúcho de Porto Alegre, especialista em política para o esporte. Trabalhou no jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Participou da delegação brasileira, fazendo cobertura esportiva em diversas oportunidades, especialmente nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.
Iniciou sua apresentação comentando ser o Brasil de hoje palco de grandes eventos mundiais e destacou, entre outros pontos, os Jogos Mundiais Militares para 2011; a 9ª Copa das Confederações em quatro cidades-sede; a Copa do Mundo de Futebol em doze cidades-sede e, finalmente, os Jogos Olímpicos em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
Lembrou que o esporte provoca emoção e que isso se vende bem, basta verificar, por exemplo, o volume de programação esportiva nos canais de televisão.
Enfatizou que a participação do esporte no PIB nacional é de 1,9 bilhão de reais. Comentou também que, na copa do Mundo, o país terá quinhentos mil turistas a mais e cerca de seiscentos voos diários de incremento.
Discorreu ainda o jornalista sobre o Orçamento Federal em esporte, sobre a lei de incentivo federal ao esporte e sobre as seis estatais que vêm financiamento dezoito modalidades esportivas. Comentou que, do orçamento de 2009, apenas pequeno percentual do previsto (37%) foi gasto, isso devido à falta de gestão financeira.
Prosseguiu o palestrante relatando que o país tem boa estrutura esportiva, contando com mil e quinhentas AABBs, que é o maior clube social do mundo; mil e trezentas unidades do SESI, além de treze mil oitocentos e vinte e seis clubes. Enfatizou que falta, sim, política de esporte do Estado, e não política de Governo. Disse ainda que se discutem no Brasil se a Educação Física deve ser prática da escola, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos da América e em Cuba.
Encerrou a palestra, relatando sobre a importância do esporte em sua base e o esporte educacional.
|