A LIGA DE DEFESA NACIONAL
E O PATRIOTISMO
Para assinalar a necessidade de manter vivos os valores espirituais da nacionalidade, o general Luiz Reis de Mello, na reunião desta quinta-feira, dia 8 de outubro, do Rotary Club de Brasília 5 de Dezembro, falou dos objetivos da Liga de Defesa Nacional. Referido militar é secretário geral da LDN, instituição fundada em 7 de setembro de 1916, por um grupo de pessoas lideradas pelo poeta Olavo Bilac, a fim estimular o amor à Pátria e a defesa os seus princípios.
Quando a Liga foi fundada, o mundo era atingido pela Primeira Guerra Mundial e tomou como ponto de partida o fato de a França, duramente atingida pelo conflito, não ter obtido resposta ao apelo que o governo fez aos cidadãos, para conseguir voluntários.
O fogo simbólico
Informou o general Reis de Mello que, desde 1938, a Liga de Defesa Nacional procura estimular o ardor cívico do povo brasileiro com o Fogo Simbólico da Pátria. Assim, todos os anos, por ocasião dos festejos da Independência, é acesa a tocha que simboliza o Fogo como fonte inspiradora do amor à Pátria. Principalmente quando áreas do nosso território, como a Amazônia, são permanentemente cobiçadas pelos países poderosos. E, por isso, a mensagem da Liga é:
– Ao contrário do que disserem líderes de nações estrangeiras, afirmamos: a Amazônia é patrimônio do povo brasileiro. Que nossas palavras não se percam ao vento, mas que sejam guardadas por todos os que os ouvirem ou lerem.
O palestrante fez referências a afirmações de personalidades estrangeiras, como o presidente francês François Miterrand e o vice-presidente Al Gore, dos Estados Unidos, de que a Amazônia não é brasileira, mas do mundo.
|