Você está em:
Home > Serviços > Notícias

A bacharela am administração Paula Ramalho Sant’ana apresenta seu trabalho sobre os impactos da crise financeira e econômica mundial no orçamento público federal brasileiro

No encontro dessa última quinta-feira, 6.8.09, no Rotary Clube Brasília 5 de Dezembro, a bacharela  Paula Sant’ana fez longa explanação    sobre o tema de sua monografia — “impactos da crise financeira e econômica mundial no orçamento público federal brasileiro” — para  os professores da UPIS, rotarianos e convidados.

Explicou que a crise financeira tem início em um cenário positivo, com a economia aquecida e os juros baixos. È quando ocorrem grandes financiamentos e euforia especulativa, podendo acarretar o desencadeamento de sérios problemas na área.  Ressaltou ter sido exatamente dessa forma que aconteceu recentemente, tendo o governo norte-americano aumentando os juros de menos de 1% para 3%, gerando forte crise, redução de liquidez, com falência de bancos e seguradoras, além do contágio mundial.

Explicou que, no Brasil, a diminuição de crédito e commodities reduziu o nível de produção, fazendo cair, por sua vez, a força de trabalho, a renda da sociedade, trazendo ainda redução de demanda, criando um círculo de deteriorização da economia.

Prosseguiu a Senhorita Paula Sant’ana informando que no Brasil o setor industrial foi o que teve maior queda — na ordem de 18,7% — e que o governo brasileiro fez seu dever de casa, pelo menos em parte, baixando as taxas de juros para 8,5%. Enfatizou que houve redução de meio milhão de empregos e que a balança comercial está com déficit de 524 milhões no primeiro semestre de 2009, além de que o PIB de 5,1% em 2008 está com previsão negativa para 2009.

Paula comentou que o impacto da crise no orçamento apresenta cenários otimistas, tudo seguido de atitudes do governo com a modificação das previsões na Lei de Diretrizes Orçamentárias, ou seja, ainda que conservadoras, o Brasil vem tomando medidas que efetivamente têm proporcionado resultados positivos.

Apresentou a palestrante tabelas de receitas e despesas da União onde constam 14 bilhões de aumento de despesas previstas para 2009 e apontam também aspectos comparativos do resultado primário e da dívida pública. Falou que a evolução do orçamento público brasileiro traz confiança, estabilidades e vantagens para o nosso País.

Finalizou a bacharela Paula Sant’ana citando Aaron Wildalsky: “Orçamentos refere-se a transformar recursos financeiros em objetivos humanos”.

O Professor Carlos Motta do Departamento de Direito agradeceu à palestrante, enfatizando a importância do Trabalho de Conclusão de Curso para a boa formação do bacharel.


voltar para página anterior topo diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir