Professores, colaboradores da UPIS e Rotarianos assistem à interessante palestra sobre a missão Cruls e a história do Distrito Federal anterior a JK
Na quinta feira passada, dia 18 de junho de 2009, a UPIS e o Rotary Club Brasília 5 de dezembro receberam o professor Wilson Vieira Junior, escritor e historiador que se prepara para escrever livros sobre assuntos relacionados à região de Goiás, no período anterior ao de nossa capital.
O assunto principal do livro versará sobre a missão chefiada pelo astrônomo do Observatório Nacional do Rio de Janeiro Luiz Cruls, que visitou a região de Goiás em 1892, com a finalidade de demarcar o quadrilátero onde seria, em futuro breve, sede do governo federal.
A história inicia com a visita do Visconde de Porto Seguro à região em 1877, oportunidade em que este indicou a área compreendida entre as lagoas Feia, Mestre d´Armas e Formosa, como sendo a melhor, relatou o nosso palestrante. Informou ainda que a Constituição de 1891, em seu artigo terceiro, previa a mudança da capital para o interior de Goiás.
Disse o Prof. Wilson Vieira que o Rio de Janeiro, àquela época, vivenciava diversas pressões, tendo em vista a mudança de regime para a República. Foi nesse tempo que o presidente Floriano Peixoto prolatou a frase “Se possível fosse, transferiria para lá o Governo, ainda que instalasse em barracas. Este País está ingovernável”. Acrescentou também o professor que, diante dessa visão, fora criada a referida missão, com a finalidade de dar andamento ao que teria sido previsto na então carta magna.
Prosseguiu o convidado apresentando as fotos da Missão, da região à época, além de diversas outras de Pirenópolis, Formosa e Santa Luzia, todas feitas pelos componentes da missão, que era composta por cientistas, em sua maioria militares.
Disse que a missão, assim que atingiu a cidade de Formosa e a tomou como base, dividiu a área abrangida em cinco missões, cada uma responsável pela demarcação de um lado desse quadrilátero. Em seguida, apresentou o mapa dessa demarcação.
Finalizou o Prof. Wilson enfatizando a importância de conhecermos melhor essa parte de nossa história.
|