A UPIS E O ROTARY RECEBERAM A DRA. CLARA TAKAKI BRANDAO

A UPIS e o Rotary Club Brasília 5 de Dezembro receberam, nessa última quinta-feira, 8/2/07, a Doutora Clara Takaki Brandão, Pediatra e Nutróloga do Ministério da Saúde, que proferiu importante palestra sobre qualidade de vida e qualidade dos alimentos.
A Dr. Clara Brandão inicialmente discorreu sobre a existência de milhares de produtos químicos, entre corantes e conservantes, nos alimentos de todos os supermercados. Aduziu que o abuso desses produtos químicos traz sofrimento ao corpo humano, chegando a causar os mais diversos tipos de alergias e mal-estar, tão comuns nos dias de hoje. Informou, outrossim, sobre os problemas acarretados pela carência da vitamina ”B1”, importante para a ativação da memória recente.
Enfatizou a palestrante que metade da população brasileira hoje sofre de alguma necessidade de minerais e vitaminas e que a carência alimentar, aliada a ingestão de metais pesados, causam perturbações à personalidade, o que leva à prática de atos de violência e intolerância. Acrescentou que tal fato também ocorre quando de uma hipoglicemia aguda pelo excesso do consumo de açúcar com sua queda repentina, quando da liberação da insulina no organismo.
A alimentação saudável, segundo a palestrante, evita cáries, principalmente nas crianças. Como exemplo, citou alguns episódios em creches que foram atendidas com alimentação saudável, principalmente com o consumo do farelo de arroz, que comprovadamente tem substâncias que evitam a cárie dentária, além de ser recomendado para tratamento de cálculo renal e para fixação da memória. Aduziu ainda que, no farelo do arroz, existe outra substância que é utilizada no tratamento do alcoolismo, concluindo que “uma família que tem uma alimentação saudável muito dificilmente terá em casa uma pessoa dependente de algum produto químico”.
Prossegui a pesquisadora, desta feita, abordando aspectos da merenda escolar brasileira, que, no seu entender: é muito à base de trigo; que hoje em dia restou comprovado que boa parte da população tem algum tipo de restrição ou até alergia ao glútem do trigo; que assim também acontece com o Leite bovino. Enfatizou sobre a premente necessidade de se dar a oportunidade de escolha aos jovens brasileiros, trazendo à mesa deles alimentação rica em verduras e frutas com vitaminas “C” e “E”. Em seguida, mostrou a Multimistura — com farelo de arroz e de trigo, gergelim e outros componentes naturais — atualmente comercializada no Distrito Federal
Finalizando, após apresentar diversas hortaliças e tubérculos, a Dra. Clara Brandão alertou que o corpo humano é feito e movido pelas reações químicas; que tudo dependia muito daquilo que comemos no dia a dia, e que “somos os responsáveis pela qualidade dos alimentos que comemos e, assim, pela qualidade de vida que temos e que queremos dar aos nossos filhos”. A pesquisadora foi aplaudida por todos os presentes. Em seguida, os participantes do evento saborearam uma farinha especial, preparada com soja, farinha de milho, farelo de trigo, farinha biju, óleo de Girassol, cheiro verde e sal.